Várias pessoas que acessaram esta página no nosso web site na Internet, me enviaram mensagens reclamando que não havia nenhuma informação sobre mim. Vou, então, apresentar um pequeno resumo de minha trajetória neste pedaço de chão.

Nasci em 31 de janeiro, no
longíquo ano de ... (huummm, deixa pra lá), pela manhã (minha mãe só lembra que foi de manhã, portanto, para sorte minha, não posso fazer mapa astral, nem conhecer meu ascendente ou o ascendente do meu ascendente). Já anunciando minha predisposição para a preguiça, nasci de cesariana.

Fiz todos os meus estudos no Colégio Franco Brasileiro (Lycée Français).
Cursei a PUC-RJ onde fiz Direito até o terceiro ano quando larguei tudo para ir estudar música no Instituto Villa Lobos, que ficava na antiga sede da UNE, na Praia do Flamengo.
No IVL, comecei fazendo composição e regência, mas, num dado momento, a escola sofreu uma intervenção militar (era avançada demais para os padrões da época) e, sob a direção de um general, meu curso foi transformado em licenciatura em música. Nesta época, fundei um conjunto com outros alunos do IVL - a Camerata de Santa Teresa, cujo repertório básico era música barroca e de vanguarda e onde eu era o fagotista (e muito bom).

Alguns meses e muitos bons concertos depois, o conjunto terminou por absoluta incompatibilidade de maluquices entre os músicos.

Após um período hippie, onde fui, entre outras coisas, tapeceiro e artista plástico (fazia gravuras), e ao me formar na faculdade de música, resolvi ir com Delfina, minha mulher, para a França estudar música eletroacústica.
Fiquei por lá, na cidade de Bourges, estudando composição e pedagogia musical, no GMEB - Groupe de Musique Experimental de Bourges, um dos grupos de vanguarda mais importantes do mundo
.

Compondo nos estúdios do GMEB Foto: Delfina de Araujo  
Foto: Delfina de Araujo
Foto: Delfina de Araujo
  Foto: Delfina de Araujo
Foto: GMEB
Animação pedagógica em Evry, França
  Foto: Delfina de Araujo
Concerto durante o Festival Internacional de Bourges

Foto:GMEB
Performance durante o Festival de Bourges
 
Participei de concertos e animações pedagógicas em vários países da Europa e dei aulas nos colégios franceses por dois anos quando, por um sentimento besta de que poderia fazer alguma coisa pela música e pelo ensino musical no Brasil, voltei.
Por aqui, tentei incrementar a difusão e o ensino da música eletroacústica (com Delfina e um amigo, Rodolfo Caesar), mas não conseguimos nada com a "inteligentzia" musical brasileira. Apesar das dificuldades, organizamos um Festival Internacional de Música Eletroacústica no Parque Lage, com a participação de vários compositores estrangeiros e demos três concertos no MAM-RJ, com a casa lotada. Junto com J. C. Barbedo e Rodolfo Caesar, produzi um programa de rádio sobre música eletroacústica na Eldorado FM, do Sistema Globo de Rádio. Não me perguntem o porquê, mas quando o programa despertou o interesse de patrocinadores, foi tirado do ar.

Fui então trabalhar na Rádio Roquette Pinto (rádio estatal), onde produzi e apresentei, junto com o músico e maestro Paulo Moura, o programa "Formaberta", onde tratávamos da música do século XX, mas falávamos principalmente de jazz, paixão compartilhada por nós dois. Além desse, eu também produzia e apresentava outro programa chamado "Música do século XX", onde valia tudo - de Beatles à Arnold Schoemberg, de Elvis Presley à John Cage.
Tempo bom! Grana nenhuma, mas muita diversão.

Enfim, mudou a direção da rádio e dançamos todos.
Neste momento (1980) eu estava preparando um espetáculo eletroacústico onde haveria muita imagem relacionada à música que eu estava compondo. Saí em viagem, com meu irmão, de carro, pelo Brasil para recolher sons e fazer as fotos (com uma câmera emprestada) para o espetáculo e na volta já estava considerando a possibilidade de trocar a música pela fotografia. Muito mais pelo descaso que os órgãos públicos tinham pela música de vanguarda do que por paixão incontrolável pela foto.

Alguns meses mais tarde, ainda em 1980, vendi meu clarinete, instrumento que eu tocava (e mal...) nesta época, comprei um equipamento fotográfico, alguns livros sobre fotografia e laboratório e comecei a queimar filmes até que passei a fotografar profissionalmente fazendo as fotos de divulgação da série de espetáculos musicais "Seis e Meia", produzido por Albino Pinheiro.

Trabalhei, então, como fotojornalista de 1980 a 1987.
Fiz fotos para divulgação, cartaz e programa de inúmeros espetáculos teatrais;
Participei do Caderno de Cultura "Folhetim", do jornal Folha de São Paulo;

Sempre como free-lancer, trabalhei por algum tempo para a Cia Vale do Rio Doce, para a revista médica "Diálogo" do laboratório Roche, para a Associação Carioca dos Empresários Teatrais, entre outros.
Em 1986, associei-me à agência de fotojornalismo Fotossíntese, onde tive fotos publicadas nos principais jornais e revistas do Brasil ( Veja, Isto É, Manchete, Jornal do Brasil, Última Hora, Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Folha da Tarde, etc).

Durante o incêndio do edifício Andorinha (1986), realizei uma série de fotos que foram publicadas na primeira página dos principais jornais do Brasil: Jornal do Brasil, Estado de São Paulo, Folha da Tarde, O Dia, Tribuna e no exterior, através da France Presse Internationale.

A partir de 1987, dediquei-me à foto publicitária e consegui convencer Delfina de Araujo, minha mulher, a vir trabalhar comigo no estúdio como sócia e gerente.

O estúdio atende a clientes das mais variadas áreas e já recebeu vários prêmios "Colunistas" e outros.:
Foto:  Roberto Cerqueira/Agência Fotossíntese

Exposições
1980 - FUNARTE - exposição e livro - A classe média brasileira – Exposição itinerante
1981 - Salão Nacional de Arte Fotográfica – Aracaju – SE
1992 - Exposição e livro sobre reciclagem durante a World Summit - Eco 92 - RJ
1998 - Fashion Mall do Rio de Janeiro - RJ
1998 - Jardim Botânico do Rio de Janeiro - RJ
1999 - Exposição “Orquídeas - Jóias da Natureza” – Petrobrás - Rio de Janeiro
2003 - Ensaio fotográfico “Carros antigos” no site “Nomínimo” (http://tinyurl.com/yl3fue )
2005 - Exposição “Os Clóvis” – II Semana Cultural de Santa Teresa – RJ.
2005 - Projeção de fotos – Flores, in & out – um jeito still - Instituto Arteclara – RJ
2006 - Projeção de fotos – Flores, in & out – um jeito still - Comemoração dos 10 anos da Fototech – São Paulo
2007 - Fundação Tomie Ohtake – Exposição Anos 70, Arte como Questão com o disco/objeto “3 Músicas – Entrada da Gruta de Maquiné”, realizado  com o artista plástico Waltércio Caldas
2008 – Exposição – 19ª. Conferência Mundial de Orquídeas (World Orchid Conference) – Miami – Estados Unidos.
2009 - Projeção de fotos - Orquídeas - Exposição de Orquídeas de Fortaleza - CE

Livro autoral

2008 – Orquídeas Brasileiras – Espécies e Híbridos – É uma visão artistística sobre as mais belas e inusitadas orquídeas brasileiras e seus híbridos. Texto: Delfina de Araujo.

Fotos para Livros de Arte, Catálogos e Reproduções
1980 - Waltércio Caldas – Catálogo da Exposição “O é 1”
1980 - Waltércio Caldas – Catálogo da Exposição “Ping Ping
1983/84 - Fotografias autorais para o “Folhetim” – Caderno de cultura do jornal ‘A Folha de São Paulo
1992 - Eduardo Sued – Reproduções para Imago Escritório de Arte
1997 - Gabriela Machado – Catálogo - Exposição no Paço Imperial
1999 - Iole de Freitas – folder/convite/catálogo para exposição no Gabinete de Arte Rachel Arnaud;
1999 - Carnaval J. Carlos, texto de Luciano Trigo e organização de Cássio Loredano – Lacerda Editores/ Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
2000 - Sérgio Camargo, por Ronaldo Brito, Coleção Espaços da Arte Brasileira - Cosac & Naif Edições
2000 - Goeldi, por Rodrigo Naves, Coleção Espaços da Arte Brasileira - Cosac & Naif Edições
2000 - Vital Brasil, por Roberto Conduru, Coleção Espaços da Arte Brasileira - Cosac & Naif Edições
2000 - MestreValentim, por: Anna Maria Fausto Monteiro de Carvalho.
2000 - Iole de Freitas – Catálogo exposição no Centro Hélio Oiticica.
2002 - Oswaldo Goeldi – texto Ronaldo Brito, Instituto Cultural The Axis - Silvia Roesler – Banco Pactual
2002 - Sobrevôo – Overflight – Iole de Freitas - Cosac & Naif Edições
2004 - Coleção “Arte e raízes” e “Fauna e Flora”, de Nereide Schilaro Santo Rosa. Editora Moderna de São Paulo. Reprodução de trabalhos da ilustradora botânica Maria Werneck de Castro
2003 - Relâmpagos [dizer o ver], por Ferreira Gullar, Editora Cosac & Naif Edições 2004 - Victor Meirelles e João José Rescala (reproduções) - Editora Moderna de São Paulo
2004 - Ensaio fotográfico sobre o trabalho “Uns Nadas” de Iole de Freitas - Gabinete de Arte Raquel Arnaud - Museu da Vale do Rio Doce, Vitória – ES, incluindo publicação de livro
2004 - Coleção “Invenção de Mundos” de Marcantônio Villaça, exposição no Museu da Vale do Rio Doce, Vitória – ES, incluindo publicação de livro em 2006 com de Moacir dos Anjos, Projeto e Produção de Imago Escritório de Arte
2005 - Experiência crítica Ronaldo Brito, Organização: Sueli de Lima, Editora Cosac & Naif Edições
2005 - Ensaio fotográfico para catálogo e livro da exposição de Iole de Freitas – CCBB – Rio de Janeiro
2005 - Ensaio fotográfico para catálogo do trabalho “Intervenções Extensivas X” de Eduardo Frota -.Museu da Vale do Rio Doce, Vitória – ES
2005 - Livro “Milton Dacosta” - Vera Siqueira, Ileana Cerón – Sílvia Roesler Edições de Arte Banco Pactual
2005 - Catálogo da exposição “Milton Dacosta” - Galeria de Arte de Ipanema
2005 - Livro “Iole de Freitas – Depoimentos” – Coleção Circuito Atelier, editora de Arte – Belo Horizonte
2006 – Iole de Freitas – Convite e Folder para exposição na Galeria GB Arte – Rio de Janeiro
2006 - Ensaio fotográfico para catálogo e livro da exposição “Camiri” de Nelson Felix
2006 - Coleção “Invenção de Mundos” de Marcantônio Villaça, Espaço Cultural Sergio Porto – RJ , incluindo publicação de livro em 2006 com de Moacir dos Anjos, Projeto e Produção de Imago Escritório de Arte.
2006 - Fotos para a edição da Enciclopédia Larousse
2007 – Iole de Freitas -  Ensaio fotográfico exposição galeria “Laura Mariaj” e livro “Documenta 12” 
2007 – Nélson Félix – Ensaio fotográfico para catálogo da exposição da MM Galeria, em Belo Horizonte – MG
2008 – Ensaio fotográfico para o catálogo da exposição de Iole de Freitas “Programa Átrio”, realizada na Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre – RS
2008 – Ensaio fotográfico para o catálogo da exposição “Vestidas de Branco”, de Nelson Leirner, Museu Vale – Vila Velha – ES
2008 – Programa “São Paulo faz escola”, reprodução fotográfica em materiais didáticos da disciplina de artes destinadas aos alunos e professores do ensino fundamental e/ou ensino medido do Estado de São Paulo (600.000 exemplares).
2009 – Ensaio fotográfico para o catálogo da exposição de Iole de Freitas, na Casa França-Brasil.
2010 – Registro fotográfico para o catálogo da exposição de José Patrício: O Número – Caixa Cultural - RJ.
2010 – Ensaio fotográfico para o catálogo da exposição Amazônia, A Arte, Museu da Vale – Vila Velha – ES.
2010 – Ensaio fotográfico da exposição de Waltércio Caldas – Salas e Abismos – Museu de Arte Moderna – Rio de Janeiro.
2010 -  Ensaio fotográfico sobre a instalação de Iole de Freitas – Pinacoteca – SP.
2010 - Reprodução de telas de Beatriz Milhazes - RJ.

Outros trabalhos
l976 - Programa radiofônico “Música Eletroacústica” com Rodolfo Caesar – Rádio Eldorado
1977 - Organização e participação no Concerto de Música Eletroacústica no MAM/RJ
1977 - Organização e participação do I Festival de Música Eletroacústica do Rio de Janeiro – Escola de Artes Visuais – Parque Lage
1978 - Programa radiofônico “Música do Século XX” (produção e apresentação)– Rádio Roquete Pinto
1978 - Programa radiofônico “Forma Aberta” (produção e apresentação), com Paulo Moura – Rádio Roquete Pinto
1980 - Disco/objeto - “3 Músicas” e “Entrada da Gruta de Maquiné” – com Waltércio Caldas”.
1981 - Poemas sonoros com Xico Chaves

Criação e manutenção de sites

Brazilian Orchids - http://www.delfinadearaujo.com . Premiado na WOC 2005 (World Orchid Conference), em Dijon - França, como o melhor site de orquídeas amador do mundo. Prêmios: Medalha de Ouro e Grand Prix
Criação e editoria geral da revista on line “Orchid News”. – http://www.delfinadearaujo.com/on/numeroanterior/page.htm
Sergio Araujo Fotografia - http://www.sergioaraujo.com
Orquidário Quinta do Lago - http://www.qlagorquideas.com
OrquidaRIO Orquidófilos Associados - (1ª, 3ª. e 5ª. versões) – http://www.orquidario.org
Orquidário Aranda (1ª. e 3ª. versões)

Fora do trabalho, gosto basicamente de música (jazz e erudita), arte, vinhos, cavalos e sinuca.


Foto: Delfina de Araujo           Foto: Delfina de Araujo

                                        Foto: Angela Sales



[voltar]